O ínfimo comércio Brasil – Liga Árabe / Israel

Com a visita de presidente Jair Bolsonaro a Israel, multiplicaram-se notícias de desagravo dos países árabes, que não tem gostado desse novo alinhamento externo do governo brasileiro. Como se sabe, o Brasil é um grande exportador de carne halal para os países árabes, que tem ameaçado interromper o comércio se a situação persistir. Mais quão grande é essa dependência?

Um gráfico interessante foi elaborado pelo Poder360:

O total de comércio realizado com os países da Liga Árabe não chega a 5% do total de exportações realizadas pelo Brasil, que somaram US$ 239,5 bilhões em 2018. Israel, por sua vez, tem participação de 0,13%, ou U$ 321 milhões em 2018.

Ainda, cabe lembrar que o Brasil é um país bastante fechado ao comércio internacional, sendo que importações e exportações representam apenas 20% do PIB, enquanto que em outras nações esse valor passa de 80 ou 100%.

[caption id="" align="aligncenter" width="300"]Resultado de imagem para abertura comercial brasil Fonte: Instituto Mercado Popular[/caption]

Mais uma vez, a discussão se pautou muito mais pelas emoções do que pela razão. Tanto o comércio atual com os países árabes como com Israel são pouco impactantes para a economia brasileira.

Mais detalhes sobre comércio exterior brasileiro em: http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/estatisticas-de-comercio-exterior/base-de-dados-do-comercio-exterior-brasileiro-arquivos-para-download

Arthur Solow

Economista nato da Escola de Economia de São Paulo da FGV. Parente distante - diz ele - do prêmio Nobel de Economia Robert Solow, que, segundo rumores, utilizava um nome artístico haja vista a complexidade do sobrenome. Pós graduado na FGV em Business Analytics e Big Data, pois, afinal, a verdade encontra-se nos dados. Atualmente trabalha com análise e monitoramento de indicadores e possui experiência anterior de dois anos no mercado financeiro, em uma gestora de fundos de investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *